ALMEIRIM, NOVO PROGRESSO E ORIXIMINÁ PASSAM A CONTAR COM GRUPAMENTO DE BOMBEIRO MILITAR NO OESTE DO PARÁ

 

Três municípios do oeste do Pará vão ganhar grupamentos de Bombeiros Militar. O decreto nº 4.125, de 14 de agosto de 2024, assinado pelo governador do Estado, Helder Barbalho, cria em Almeirim, Novo Progresso e Oriximiná, os 32º GBM, o 33º GBM, e o 35º GBM. Além desses, também foi criado o 34º GMB, no município de Xinguara.

O ato está publicado na edição desta segunda-feira (19), do Diário Oficial do Estado (DOE). A criação dos grupamentos reforça a capacidade de resposta a emergências e aumentando a segurança das populações locais. A iniciativa faz parte de um amplo plano de expansão da corporação, visando descentralizar os serviços de emergência e garantir atendimento mais rápido e eficiente em áreas que antes sofriam com a falta de cobertura.

Além do atendimento às ocorrências de combate a incêndio e salvamento, os grupamentos vão prestar também socorro pré-hospitalar nos municípios de Almeirim, Novo Progresso, Xinguara e Oriximiná. 

Os novos grupamentos serão equipados com viaturas modernas de combate a incêndios, ambulâncias de resgate e outros equipamentos necessários para o enfrentamento de diversas situações de risco, como incêndios florestais, acidentes de trânsito, resgates em áreas de difícil acesso e atendimento pré-hospitalar. 

O decreto destaca que o efetivo necessário ao funcionamento do 32º Grupamento Bombeiro Militar (32º GBM), do 33º Grupamento Bombeiro Militar (33º GBM), do 34º Grupamento Bombeiro Militar (34º GBM), e do 35º Grupamento Bombeiro Militar (35º GBM), serão deduzidos do efetivo da própria corporação.

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) editará normas complementares para o regular funcionamento dos novos grupamentos de bombeiros nos quatro municípios. 

Os novos grupamentos de Bombeiros Militar é uma conquista para moradores e autoridades locais.

Fonte; Portal OESTADONET

 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.