INSS FINALIZA MISSÃO COM QUASE 200 ATENDIMENTOS EM JACAREACANGA.

 Foram cinco dias de ação, com a maioria do público sendo de indígenas no extremo sudoeste do Pará

A indígena Valdirene Akay Munduruku, da Aldeia Buritituba, teve o salário-maternidade concedido na ação

Na última semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) esteve em missão de atendimento em Jacareacanga, no extremo sudoeste do Pará.  Ao todo, de 4 a 8 de dezembro, foram realizados aproximadamente 200 serviços por uma equipe de dois servidores do INSS que integraram a ação da Defensoria Pública da União (DPU) no município.

A indígena Valdirene Akay Munduruku, da Aldeia Buritituba, teve o salário-maternidade concedido. Ela tem 23 anos, trabalha na roça e é mãe de um bebê de quatro meses. “Eu fico muito feliz por ter tido o salário-maternidade aprovado. Agora eu posso fazer a minha casa, comprar telha e alimentação. Esse auxílio vai ajudar muito a comprar roupa e vários remédios pra cuidar da minha família”, contou.  

A maioria das pessoas atendidas na missão foram as autodeclarados indígenas, uma vez que em Jacareacanga quase 60% dos moradores são de povos originários, segundo dados do Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Os cidadãos da região tiveram a oportunidade de solicitar serviços como o de aposentadoria, pensão por morte e benefícios por incapacidade. O mais requisitado na itinerância foi o Benefício de Prestação Continuada (BPC), com 71 pedidos, seguido do salário-maternidade, com 48 solicitações. 

“A gente percebe que há necessidade de incrementarmos cada vez mais esse tipo de atuação, principalmente naqueles municípios onde não há uma agência da Previdência, como é o caso daqui. Então em 2024 pensamos em aumentar o número de ações desse tipo”, destaca Américo Coelho, coordenador do Programa de Educação Previdenciária (PEP) do INSS Santarém. 

Além do INSS, participaram da ação também a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Secretaria de Assistência Social, Cartório Eleitoral, Instituto de Identificação Civil e a prefeitura de Jacareacanga, parceira da realização.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.