Jacareacanga: FEDERAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS DO ESTADO DO PARÁ ESTÁ REALIZANDO OFICINAS ETNOREGIONAIS NO AUDITÓRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE JACAREACANGA.

Nos dias 20, 21, 22 de novembro a FEEPIPA realiza OFICINAS ETNOREGIONAIS DA FEEFIPA


A Federação dos Povos Indígenas do Estado do Pará, está realizando no Plenário “José Barbosa” da Câmara Municipal de Jacareacanga, OFICINAS ETNOREGIONAIS DA FEEPIPA. A finalidade das Oficinas da FEEPIPA, é articular os movimentos indígenas no estado em defesa de seus direitos, territórios, modos de vida e tradições culturais, de forma conjunta com organizações de base e com parceiros estratégicos.

Na abertura do evento, teve apresentação das autoridades presentes e um evento cultural apresentado pelos guerreiros e guerreiras Mundurukus, que saudava a todas autoridades e público presentes. No primeiro dia de Oficina, foram apresentadas, os seguintes temas: Pescando Informações, Etno-Regional Itaituba/Jacareacanga, Entender e Explorar e outros.

Participam das Oficinas, aproximadamente 100 indígenas de varias etnias, como: Munduruku, Gavião, Kayapós e outras. 

 A Federação abrange em sua diversidade mais de 60 povos indígenas, dezenas de idiomas e quase 70 territórios, onde vivem e convivem mais de 80 mil pessoas, distribuídas por mais de 50 municípios paraenses. Em atividade desde 2016, a FEEPIPA é o principal canal de interlocução entre os povos indígenas, governos e a sociedade, assegurando respeito a nossos direitos e convergência das políticas públicas com nossas visões, interesses e necessidades. A federação atua nas 08 (oito) etnoregiões do Estado do Pará desde sua fundação, por meio do projeto “FEPIPA participando de forma qualitativa na co-construção do Sistema Jurisdicional de REDD+ para o estado do Pará”, o qual tem como um dos objetivos realizar oficinas de escuta às bases das etno-regionais de abrangência da federação
Na mesa de abertura das oficinas, estavam presentes: Vereador Izaias Crixi, Tainara Crixi Munduruku, Poran Potiguara e Valdinéia Saw Munduruku. A senhora Geandra Kabá Munduruku é a articuladora das Oficinas. O Cacique Geral do Povo Munduruku, Arnaldo Kabá Munduruku, também está participando do evento. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.