Jacareacanga: PRESIDENTE DA CÂMARA DE JACAREACANGA, FAZ PRONUNCIAMENTO DEFENDENDO A POPULAÇÃO E COBRANDO OBRAS NO MUNICÍPIO DE JACAREACANGA.
Na sessão ordinária desta sexta-feira (20), o Presidente da Câmara de Jacareacanga, Giovani Kabá Munduruku, realizou um discurso defendendo a população e cobrando o Poder Público, no que tange as obras prometidas e não realizadas. Giovani Kabá, foi infatico em falar das obras que são prometidas e não cumpridas, como a Casa de Farinha da aldeia Missão Cururu.
Veja o pronunciamento na íntegra:
- Vereador Giovani Kabá – MDB, iniciou seu pronunciamento parabenizando os vereadores pela viagem que realizaram a capital do estado, onde cumpriram agendas, onde também estão cumprindo agendas na capital federal, os vereadores, Everton Araújo, Antônio “Goiano’” Cardoso e Rui Lopez Baima. Giovani disse que está acompanhando o trabalho dos mesmos na capital federal, onde estão cumprindo o seu papel de fazer articulação, cobrança dos órgãos federais para que possam trazer recursos para serem aplicados na melhoria da nossa cidade de Jacareacanga. Parabéns os nobres que estão em Brasília,
O vereador do MDB, disse que esteve no último dia 15 de outubro, na missão Cururu, onde foi a convite dos caciques Vilmar, Francisco de Assis e também dos professores da escola da missão São Francisco, onde foi realizado um evento da de homenagem do Dia do Professor. Giovani disse que ficou muito feliz de ter participado daquele evento e, disse também que na oportunidade aproveitou o momento oportuno de fazer visita na escola da ladeia que foi reformado pelo governo de Jacareacanga. Segundo o vereador e presidente da Casa, o prefeito está de parabéns, mas disse que esses parabéns, é em partes, já que a melhoria na casa de farinha, que é uma promessa de campanha, não foi realizada. Os moradores da missão São Francisco, cobraram isso ao vereador, que disse que encaminhou para Poder Executivo, um ofício requerendo a construção com a máxima urgência da casa de farinha. Giovani Kabá, disse que foi cumpriu apenas uma parte do compromisso firmado com a comunidade, que foi à escola, mas a outra parte ainda não foi cumprido, que é a construção da Casa de Farinha. O vereador do MDB, disse que atual Casa de Farinha, está sem condições de uso e pode desabar a qualquer momento. Outro assunto em relação a educação, Giovani Kabá, disse que os professores relataram que apenas uma vez esse ano, foi merenda escolar e na programação da Secretaria de Educação, em sua programação, as escolas da área, é para receber quatros vezes a merenda escolar e o ano já está acabando. Outras denúncias dos professores e alunos, que o material esportivo para escola, segundo informações dos mesmos, nunca recebeu seque um apito, bola de futebol ou redes
O vereador Giovani Kabá, disse que as despesas aparecem nas prestações de conta do executivo, são despesas exageradas, mas quando olhamos na prática, é outra. O vereador do MDB, disse que falta muita melhoria para a população, tanto na área indígena, quanto para a população da sede do município de Jacareacanga. Giovani, disse também, que cobra muito do prefeito Valdo, para que ele possa estar tomando as medidas, as providências cabíveis, inclusive disse que já mandou documentos solicitando esses materiais, solicitando informações.
O Presidente da Câmara, disse que tenta dialogar com o prefeito, mas o prefeito não atende. Onde disse também que os vereadores não são atendidos, falou que tem que usar a tribuna, onde é o direito do vereador cobrar. Giovani disse que é o direito do vereador reivindicar, defender e lutar pelos direitos coletivos da população de Jacareacanga, que tanto necessita, que tanto precisa ser assistidos pelo governo municipal. Então a cobrança na tribuna, é o direito, porque é um vereador que tem mandato, um mando que é inviolável pelas palavras e opiniões.
Dentro da circunscrição do município, assim como todos os demais vereadores, também têm esse direito de reivindicar pelos direitos do nosso povo de Jacareacanga, disse o vereador Giovani Kabá.
Em outra parte do seu pronunciamento, o vereador e presidente da CMJ, disse que esteve fazendo uma visita atrás do ginásio e, se deparou com uma enorme barragem no aterro. Disse que nem sabe se é uma barragem ou outra coisa, mas segundo ele, é uma barragem de aproximadamente 400 a 500 metros, inclusive está prejudicando a nossa população, onde estão cometendo um crime grave de degradação ambiental do nosso município de Jacareacanga. O vereador do MDB, relatou que o Sorrisal, é um igarapé intocável pela lei orgânica, inclusive no artigo 12, inciso E, artigo 164, da lei orgânica municipal, que proíbe totalmente a degradação do meio ambiente.
Giovani Kabá, disse que encaminhou um ofício pedindo esclarecimento por parte da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, onde solicitou todas as informações e providências, e acrescentou que defender o meio ambiente é um dever também do Poder Público.
O Presidente da CMJ, disse que algumas semanas atrás, foi procurado por alguns trabalhadores que estão trabalhando nas obras que estão construindo escolas nas comunidades indígenas, onde os mesmos lutam para receber o seu pagamento. Giovani disse que os mesmos, estão sem recebeu o pagamento à 3 ou 4 meses, segundo relato de um dos trabalhadores, que esteve procurando o gabinete da presidência, para solicitar ajuda dos vereadores.
O vereador Giovani Kabá, encerrou seu pronunciamento, dizendo do sentimento que passava naquele momento, pelo falecimento da pedagoga, Maria Daiana de Castro Araújo, rogando a Deus que a mesma seja recebida em paz, pelo nosso Deus.
- Antes de encerrar a sessão, o Presidente da Casa, vereador Giovani, solicitou a todos um minuto de silêncio, em memoria da Professora Maria Daiana de Castro!
Comente aqui