Jacareacanga: RESUMO DA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE JACAREACANGA NESTA SEXTA-FEIRA (02.06.2023).

Na sessão da Câmara Municipal de Jacareacanga, nesta sexta-feira (02.06), os vereadores colocaram em pauta algumas solicitações que não estão sendo atendidas pela administração pública, entre elas, a falta de iluminação pública e a falta de água em alguns bairros da cidade.


Os vereadores Xavier – PSDB e Edivaldo da Conceição - PSC, destacaram a falta de água nos bairros Bela Vista e União, e a falta de energia, principalmente as proximidades das duas pontes de madeiras e a falta de segurança nas ruas de Jacareacanga. O vereador Xavier, reclamou sobre, os requerimentos e indicações e outros que não são respondido pelo executivo. Xavier, em outro momento, disse que supostamente o pode existe atos de corrupção na prefeitura de Jacareacanga, onde segundo ele, foi feito uma licitação de materiais elétricos, que daria para iluminar de Itaituba a Jacareacanga.


O vereador indígena, Izaias Crixi - MBD, falou da reunião com o MPF sobre a educação dos indígenas, protestou sobre a falta de responsabilidade do estado com o ensino médio, no município de Jacareacanga. Outro assunto destacado pelo vereador Izaias, foi sobre a assembleia geral do povo Munduruku, que vai acontecer no dia 05 de junho na aldeia Sai Cinza. 


O vereador Alejandro Karo – MDB, também falou da assembleia do povo Munduruku na aldeia Sai Cinza e agradeceu o apoio da prefeitura. Alejandro, disse que alguns problemas na aldeia foram solucionados, principalmente o problema das erosões que sempre acontece no período de inverno. Alejandro, falou também sobre a falta de água no bairro União, onde os moradores passam dias sem água.  


O vereador Rui Baima – PDT, destacou sobre os ofícios e solicitações, que não tem resposta do governo municipal. Rui Baima, falou a ida do Ministro do Desenvolvimento Agrário em Santarém, segundo ele, o ministro só veio dizer que todos já sabiam, que o INCRA, está sucateado.

 

O vereador Gersinho Manhuary – REPUBLICANOS, disse que o município precisa fazer o concurso público, para o bem do andamento dos trabalhos público. Outro assunto que Gersinho destacou, foi sobre ainda a polêmica da divisão entre Mato Grosso e Pará, onde faz divisa no município de Jacareacanga, onde o estado do Mato Grosso, continua a reivindicar a área da gleba, que pertence ao município de Jacareacanga. O vereador do REPUBLICANOS, falou sobre a não aceitação do servidor Everton Sales, para a secretária de Meio Ambiente e Turismo.  


Vereador Everton Araújo - PSC, solicitou urgência da restruturação dos cargos e reajustes dos servidores do Câmara Municipal de Jacareacanga. Everton, foi outro que destacou a falta de água no bairro União e outros lugares na cidade. O vereador do PSC, disse que o poder público, deveria terceirizar o fornecimento de água nos bairros União e Bela Vista. Outro assunto, destacado pelo vereador Everton, foi sobre a praça que segundo ele, falta iluminação, principalmente na quadra esportiva.  

O presidente da Câmara de Jacareacanga, Giovani Kabá - MDB, em seu pronunciamento, falou sobre o projeto aprovado na Câmara Federal, sobre o Marco Temporal, segundo ele, é uma grande preocupação dos indígenas, com a aprovação do PL, Giovani Kabá, disse que essa PL, estão violando os direitos conquistados pelos indígenas de todo Brasil.  Ressaltou também, que está indignado com os deputados do MDB, que tiveram apoio do município de Jacareacanga na última eleição. Giovani, disse que deputados do MDB, não reconheceram o apoio dos indígenas da região, na última eleição. 


O presidente da Câmara, disse que está trabalhando na restruturação dos cargos na Câmara Municipal de Jacareacanga e que logo reunirá com a mesa diretora, onde apresentará o projeto de restruturação.  

Estiveram presente na sessão, além do presidente da Câmara Municipal de Jacareacanga, Giovani Kabá, os vereadores Everton Araújo, Edivaldo da Conceição, Alejandro Karo, Ivair Karicafú, Gersinhoi Manhuary, Xavier, Rui Baima e Izaias Crixi.  

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.