Jacareacanga: CÂMARA MUNICIPAL DE JACAREACANGA, REALIZOU SESSÃO ORDINÁRIA! RESUMO DOS PRONUNCIAMENTOS DOS VEREADORES

A Câmara Municipal de Jacareacanga, sob a presidência do Vereador Giovani Kabá Munduruku, realizou nesta sexta-feira (16) a 2ª sessão ordinária do mês de junho, com a presença dos vereadores; Ivair Kricafú, Rainerecy Quintino, Rui Baima, Xaier, Antonio “Goiano”, Gersinho Manhuary e Edivaldo Conceição. Os vereadores Alejandro Karo e Everton Araújo foram os ausentes, mas justificaram.

Durante o Expediente, o presidente da Casa de Leis, Giovani Kabá Munduruku, fez o chamamento dos vereadores presentes e foi realizado a aprovação da ata da sessão passada. Logo em seguida os vereadores realizaram seus pronunciamentos.

Líder do Governo - Vereador Gersinho Manhuary - Republicanos
O primeiro a se pronunciar, foi o vereador Gersinho Manhuary - REPUBLICANOS, que é líder do governo, que falou sobre o atendimento dos bancos na cidade (casa lotérica e bancos postais). Segundo ele, está complicado a situação para os clientes dessas agências, já que as pessoas não conseguem sacar dinheiro. Gersinho falou também, sobre o Programa Recomeçar do governo do estado em parceria com a Defesa Civil Municipal de Jacareacanga. Segundo ele, a entrega dos recursos para atender as pessoas que sofreram alagamentos e outros, receberam.

O vereador Gersinho Manhuary falou também da assembleia geral dos Mundurukus, que segundo ele, a comissão organizadora, pecou em alguns aspectos, mas que tudo ocorreu bem e parabenizou a participação de todos.

Vereador Rainerecy Quintino - PSC
O vereador Rainerecy Quintino - PSC, foi enfático em criticar o atual governo municipal, principalmente nas ações de infraestrutura. Rainerecy, disse que o governo municipal, continua pecando, principalmente no que tange o pagamento dos fornecedores. O vereador do PSC, disse que o governo municipal, não faz nada para melhorar os bairros da cidade. Rainerecy, disse que as ruas intrafegáveis com buracos, iluminação pública precária. O vereador citou algumas empresas que levam toda o dinheiro do município, com aluguéis de maquinários e outros. 

O vereador do PSC, falou também, que as únicas obras do governo Valdo do Posto, foi somente a parada de mototaxistas e a gente da prefeitura. Segundo Rainerecy, nesses três anos e meio, somente foram usadas verbas federal e estadual, mas com dinheiro de recursos próprios, nada foi feito.  Rainerecy, encerrou parabenizando os Mundurukus, pela assembleia geral, que aconteceu na aldeia Sai Cinza e agradeceu a presidente da Câmara de Jacareacanga, Giovani Kabá, pelo apoio, que sempre tem dado aos vereadores.

Vereador Antonio "Goiano" Mendes - PSD
Já o vereador Antônio “Goiano” Mendes - PSD, falou do lançamento do Projeto Recomeçar do governo do estado. Segundo ele, sem a parceria entre o governo do estado e o município de Jacareacanga, esses projetos não sairiam. Outro assunto levantado pelo vereador do PSD, foi sobre os Fake News, que os vereadores estão sofrimento, nas redes sociais. Antônio “Goiano”, reafirmou sem apoio ao governo municipal, segundo ele, o prefeito Valdo, tem atendido suas solicitações, entre elas, no que tange a educação. 

O vereador Antônio “Goiano” Mendes, afirmou o compromisso de asfaltar o bairro União e outras obras, pelo governo municipal, e disse que brevemente, todas essas obras, vão acontecer.

Vereador Neumar Xavier - PSDB
O vereador Neumar Xavier - PSDB, ressaltou atual situação do governo municipal. Xavier disse que não ode acompanhar um governo que está falhando com o povo. Ele disse também que tem que honrar os 315 votos recebidos no município de Jacareacanga. Afirmou que nesses dois anos e cincos meses de governo, entrou 426 milhões, Xavier, perguntou, cadê esse dinheiro. Ele disse que também que as obras que foram realizadas, foram apenas de verbas do governo federal e estadual. 

Durante seu pronunciamento, teceu duras criticas ao governo municipal, inclusive o vereador Xavier, citou o nome de um empresário local,que realizou serviços para a prefeitura, e até o presente momento, não recebeu. Segundo ele, faz 4 meses que o empresário tenta receber. “A prefeitura não paga, por falta de responsabilidade” disse indignado o vereador do PSDB.

Vereador Isaias Crixi - MDB
O vereador Isaias Crixi – MDB, disse que na área indígena, o governo municipal, está deixando muito a desejar, principalmente na área da educação, algumas escolas estão precisando de reformas. Ele citou uma escola do rio Cururu, que começou a reforma, mas não foi concluída, por falta de material. Isaias, criticou a postura do governo municipal, que segundo ele, o prefeito Valdo e a Secretaria de Administração, não respondem suas indagações. O vereador do MDB, solicitou ao líder de governo Gersinho Manhuary, que interceda junto ao prefeito para as demandas sejam cumpridas.

O vereador, disse que na Assembleia Geral, era para ser mais discutido sobre a economia do município, principalmente nas áreas indígenas, já que muitos vivem da economia do garimpo, mas como os garimpos estão sendo paralisados, muitos indígenas estão passando por situações financeiras ruins.

Vereador Ivair Datiê Karakifú - PSDB
O vereador Ivair DatiÊ Karicafú - PSDB, se solidarizou com a família do líder indígena Munduruku, Roberto Crixi, que teve a perda do falecimento de sua esposa. Ivair também justificou a sua não participação, na abertura da Conferência da Assistência Social, por motivo de doença do seu genitor. Ivair, ressaltou o sucesso da Assembleia Geral Munduruku, que discutiu vários assuntos relevantes a comunidade indígena. Outro assunto levantado pelo vereador, foi a questão que envolve o prefeito Valdo. Ivair disse que, se o prefeito erra ou está errando, ele que vai sofre as consequências, pra isso tem o Ministério Publico e o Tribunal de Contas.

O vereador do PSDB, disse que todos tem que combater o Fake News, que prejudica a todos. Ivair encerrou dizendo que, “quando machucam um indígena, machucam todos os povos indígenas”, e assim tem que ser , também com todos seus pares. 

Vereador Rui Baima - PDT
O vereador Rui Baima - PDT, informou da viagem que fez a Belém a convite do presidente do PDT, e que está em uma lista tríplice para participar de um projeto no que tange agricultura no estado, onde está inserido 50 municípios. Rui Baima, anunciou que será inaugurado escritório da ADEPARA na gleba São Benedito.

O vereador do PDT, disse que o chefe do ITERPA informou a ele, que 40 títulos definitivos da área da gleba, serão entregues brevemente. O vereador falou, sobre a não vinda do governador do estado Helder a Jacareacanga., que veio a Itaituba e deixou de vir a Jacareacanga, entregar o cheque moradia.  Segundo ele, foi falta de articulação do governo municipal. Outro assunto, que o vereador levantou foi sobre os trabalhos da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Obras), que tem no comando, o senhor João Evangelista. Segundo Rui, até agora, 26 dias depois de nomeado, não fez nada, nem na cidade e nem trabalhos nas vicinais. Segundo ele, foi muito barulho para ser nomeado, mas até agora, nada foi feito pelo secretário. Rui disse que dentro da SEMUTRAN, a hierarquia está sendo quebrada, já que informaram a ele, que na ausência do secretário, outra pessoa, que ficam na frente em vez do diretor de obras.

Presidente da Câmara, Vereador Giovani Kaba Munduruku - MDB
O presidente da Câmara, vereador Giovani Kabá Munduruku, falou da sua participação na Assembleia Geral Munduruku, informou que o evento teve a participação de 2.470 indígenas. Dentro do contexto da Assembleia, Giovani disse ainda, que na sua palestra,foi abordada a eleição municipal de 2024, mas ressaltou com todos, que ainda está faltando mais de um ano para a corrida eleitoral e, que respeita a opinião de todas lideranças.

O presidente de Câmara, ressaltou os pontos positivos e negativos do governo municipal. Giovani Kabá, disse que tem os pontos positivo, como obras e outros serviços que estão sendo realizados pela gestão municipal, mas obras essas, que são com recursos federal e estadual.

 O vereador Giovani Kabá, criticou a falta de diálogo do gestor municipal com os vereadores, principalmente com o presidente da Câmara Municipal. Giovani, disse que se sente desprestigiado pelo gestor municipal. Ele disse, que todos os vereadores recebem demandas da cidade e das comunidades, por isso, é preciso de um diálogo maior do gestor municipal com os vereadores. O vereador finalizou dizendo que se sente desprestigiado, e falta uma valorização melhor com a sua pessoa. Giovani, espera que o prefeito Valdo, tenha mais respeito com a presidência da Câmara. O presidente da Câmara, falou que passou quase um mês sem contato com o prefeito Valdo, e isso é ruim para o município. 

 

 

 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.