11 municípios do oeste paraense vão poder solicitar credenciamento de unidades pelo Farmácia Popular
Beneficiários do Bolsa Família de 71 municípios paraenses vão poder retirar 40 medicamentos disponíveis no programa Farmácia Popular gratuitamente. Da região oeste paraense, será um total de 11 cidades que poderão se habilitar. A retomada do programa pelo governo federal expandiu a oferta de remédios e o credenciamento de novas unidades. Havia oito anos que nenhuma nova farmácia era credenciada pelo Ministério da Saúde.
Municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao programa Mais Médico têm prioridade nessa nova fase do FPB. Ao todo, 811 cidades vão poder solicitar credenciamento de unidade em todas as regiões do país. A iniciativa amplia o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros.
No Pará, 71 novos municípios poderão ser atendidos com o programa, totalizando 143 cidades com credenciamento de farmácias.
Da região oeste do Pará, vão poder se habilitar ao programa, os municípios de Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Jacareacanga, Juruti, Monte Alegre, Prainha e Terra Santa.
O acesso à saúde passa a ser completo para essa população desses municípios – do atendimento médico ao tratamento.
A saúde da mulher terá prioridade. Essa população terá acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. São produtos que eram oferecidos pelo Farmácia Popular com preços mais baixos (50% de desconto) e que agora passam a integrar o rol de gratuidade, junto com tratamentos para hipertensão, diabetes e asma.
O Ministério da Saúde também irá facilitar o acesso ao programa para a população indígena atendida pelos Distritos Sanitários Indígenas (Dsei). Para evitar o deslocamento dessa população, será nomeado um representante de comunidade responsável por retirar os medicamentos indicados, sem necessidade de ter um CPF para ser atendido.
Fonte: OestadoNet
Comente aqui