Saiba como evitar acidentes elétricos envolvendo secador e chapinha
A dupla faz parte da rotina de várias mulheres que não abrem mão de manter os fios sempre impecáveis. Uso incorreto dos aparelhos pode causar choques e incêndios_
O secador de cabelo e a chapinha fazem parte da rotina de beleza da maioria das mulheres. A praticidade de modelar os cabelos em casa abriu o mercado para que as empresas especializadas desenvolvessem aparelhos portáteis, práticos, especialmente voltados para o uso doméstico. Por se tratar de um item que transforma energia em calor é necessário alguns cuidados para evitar acidentes e choques elétricos.
Segundo os dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL), no ano de 2021 foram registrados seis acidentes causados por secador ou chapinha. O principal risco são os de incêndio e choques. Para garantir um bom uso desses aparelhos é preciso estar atento ao estado de conservação do secador.
A Equatorial Energia separou algumas orientações importantes na hora de utilizar o aparelho. De acordo com o Técnico em Eletrotécnica Estácio Oliveira, é fundamental saber qual a voltagem do secador ou chapinha, em seguida checar a fiação do local escolhido para ser ligado. “ Veja se há o selo do Inmetro, se a voltagem da casa é a compatível com a do aparelho e observe a presença de fios soltos ou desencapados”, explicou.
Caso o secador esteja com peças danificadas, fios à mostra, o ideal é levar até uma assistência técnica autorizadas, pois podem causar curtos-circuitos. Outro ponto relevante é não colocar a chapinha ou secador em cima de toalhas e tecidos úmidos ou molhados.
*Água x eletricidade*
É muito comum esses tipos de aparelhos serem utilizados no banheiro, devido à boa iluminação e praticidade, mas pode ser um momento perigoso para ligar tanto secadores quanto barbeador elétrico e chapinha. “A água é um ótimo condutor de corrente elétrica e ao sair do banho e logo usar o secador, o corpo ainda molhado conduz energia é aí que o acidente acontece”, frisa Samara Lima, Técnica em Segurança da Equatorial Pará.
*Orientações*
• Jamais use aparelhos elétricos durante o banho.
• Não esqueça os equipamentos ligados e só guarde quando já estiverem frios
• Evite manusear os aparelhos estando descalços, opte por usar sapatos com solado de borracha ou de plástico.
• Cuidado com os equipamentos em mau estado de conservação, eles podem, podem causar choque e curto-circuito.
• Sempre desligue os equipamentos quando for limpar ou guardar.
• Certifique-se que as tomadas estão adequadas à rede elétrica.
• Nunca utilize chapinhas e secador de cabelo no banheiro ou próximo a ambientes com água.
Comente aqui