Jacareacanga: PROFESSORES INDÍGENAS COM ENSINO SUPERIOR LECIONAM EM ALDEIAS MUNDURUKU, ALGUNS DESSES PROFESSORES ESTÃO NA MISSÃO SÃO FRANCISCO.
Ludenico Akay tem 27 anos é um indígena da etnia Munduruku que desde muito jovem sonhava em ser professor, para ajudar alfabetizar as crianças de sua comunidade — Agora formado em pedagogia pela Faculdade de Itaituba, Ludenico Akay, é professora da Escola Municipal do Ensino Infantil e Fundamental na comunidade indígena Missão.
Formado pela escola pública que fica no mesmo território de sua comunidade, município de Jacareacanga, logo em seguida, foi para Itaituba cursar faculdade, realizando o sonho do seu pai, que também era professor. Ludenico Akay, formou-se em pedagogia pela Faculdade de Itaituba.
Atualmente, o professor Ludenico Akay, juntos com os professores: Genildo Kabá (Pedagogia/UEPA) João Muo (Arte/Língua/UEPA) Rosineide Oy Oy (Matemática/UEPA), Isaías Cosme (Pedagogia/FAI), Ronaldo Kabá (Matemática/UEPA) Josenildo Paigô (Letras/FAI), Mariza Kabá (Pedagogia/UEPA), são os responsáveis em educar e alfabetizar os alunos do ensino infantil e Fundamental da comunidade Missão São Francisco.
Os indígenas que brevemente estarão concluindo o ensino superior em pedagogia na Faculdade de Itaituba, são eles: Flávio Kabá, Luis Alberto Crixiri e Leandro Aky.
Esses professores indígenas, já atuam na escola da aldeia Missão.
Comente aqui