O projeto Avança Tapajós, em que participam Itaituba, Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso, Trairão e Rurópolis será lançado nesta quarta-feira (26).
Nesta quarta-feira (26), a partir das 18h30 no Espaço
de eventos Português, participantes do projeto Líder, farão o lançamento do
plano de desenvolvimento para a região, o Avança Tapajós. O plano é fruto da
conclusão da primeira etapa do projeto Líder e foi elaborado durante a série de
oito encontros que vêm ocorrendo nos últimos dez meses.
O Projeto Líder tem como objetivo
mobilizar, qualificar e integrar as lideranças locais para estimular a criação
do ambiente favorável aos pequenos negócios com vistas ao desenvolvimento
regional sustentável. Na região, é coordenado pelo Sebrae e Consórcio Tapajós.
“As lideranças capacitadas trabalharam no Plano de Desenvolvimento do
Território Tapajós – o Avança Tapajós, que pretende ser o eixo norteador para
as políticas de desenvolvimento do território com horizonte até 2040”, explicou
Roberto Bellucci, coordenador estadual do projeto Líder.
“Todo o trabalho de planejamento e organização teve
início no ano passado e, ao longo deste período, possibilitou grandes avanços no
sentido de construção de conhecimento e parcerias que pudessem orientar a
construção do plano”, disse José Antonio Lira, gerente da Agência Regional do
Sebrae na região do Tapajós. A partir de agora, com a realização dos fóruns, a
ideia é implementar todo o planejamento para a região.
Projeto
Líder
O projeto Líder surgiu em 2008 e já existem
20 em funcionamento no Brasil, sendo que Itaituba foi a cidade escolhida para
ser piloto do projeto na região. Trata-se de uma tecnologia de
desenvolvimento de lideranças públicas, privadas e ligadas ao terceiro setor. A
intenção é qualificar as lideranças existentes no território e usar
a inteligência local pra promover a ideia de desenvolvimento. Por isso
participam do projeto lideranças dos seis municípios da região –
Itaituba, Jacareacanga, Aveiro, Novo Progresso, Trairão e Rurópolis.
Foram realizados oito encontros abordando
diversos temas para um público de 32 pessoas, representantes de todos os
municípios da região e usando metodologia criada pelo Sebrae. A ideia é
promover uma agenda de desenvolvimento para o território, pois nesta segunda
etapa, o Sebrae Nacional vai verificar os resultados em toda a rede para que
seja efetivada uma agenda de desenvolvimento local e regional com a
participação efetiva dos pequenos negócios.
O próximo passo será a realização de dois
fóruns, sendo o primeiro, dia 27 de junho, quando o projeto será
encerrado em sua fase operacional. Vale ressaltar que o público-alvo do projeto
é formado por empresários, executivos, gestores municipais e representantes de
entidades da sociedade civil, com perfil de liderança e potencial para
construir uma rede de parceiros da região.
Fonte: Portal Giro
|
Comente aqui