REGIÃO DO TAPAJÓS GANHA PROJETO DE DESENVOLVIMENTO QUE SERÁ LANÇADO EM ITAITUBA.

O projeto Avança Tapajós, em que participam Itaituba, Aveiro, Jacareacanga, Novo Progresso, Trairão e Rurópolis será lançado nesta quarta-feira (26).
Nesta quarta-feira (26), a partir das 18h30 no Espaço de eventos Português, participantes do projeto Líder, farão o lançamento do plano de desenvolvimento para a região, o Avança Tapajós. O plano é fruto da conclusão da primeira etapa do projeto Líder e foi elaborado durante a série de oito encontros que vêm ocorrendo nos últimos dez meses.

O Projeto Líder tem como objetivo mobilizar, qualificar e integrar as lideranças locais para estimular a criação do ambiente favorável aos pequenos negócios com vistas ao desenvolvimento regional sustentável. Na região, é coordenado pelo Sebrae e Consórcio Tapajós. “As lideranças capacitadas trabalharam no Plano de Desenvolvimento do Território Tapajós – o Avança Tapajós, que pretende ser o eixo norteador para as políticas de desenvolvimento do território com horizonte até 2040”, explicou Roberto Bellucci, coordenador estadual do projeto Líder.

“Todo o trabalho de planejamento e organização teve início no ano passado e, ao longo deste período, possibilitou grandes avanços no sentido de construção de conhecimento e parcerias que pudessem orientar a construção do plano”, disse José Antonio Lira, gerente da Agência Regional do Sebrae na região do Tapajós. A partir de agora, com a realização dos fóruns, a ideia é implementar todo o planejamento para a região.

Projeto Líder

O projeto Líder surgiu em 2008 e já existem 20 em funcionamento no Brasil, sendo que Itaituba foi a cidade escolhida para ser piloto do projeto na região. Trata-se de uma  tecnologia de desenvolvimento de lideranças públicas, privadas e ligadas ao terceiro setor. A intenção é  qualificar as lideranças existentes no território e  usar a inteligência local pra promover a ideia de desenvolvimento. Por isso participam do projeto lideranças dos seis  municípios da região – Itaituba, Jacareacanga, Aveiro, Novo Progresso, Trairão e Rurópolis.

Foram realizados oito encontros abordando diversos temas para um público de 32 pessoas, representantes de todos os municípios da região e usando metodologia criada pelo Sebrae. A ideia é promover uma agenda de desenvolvimento para o território, pois nesta segunda etapa, o Sebrae Nacional vai verificar os resultados em toda a rede para que seja efetivada uma agenda de   desenvolvimento local e regional com a participação efetiva dos pequenos negócios.

O próximo passo será a realização de dois fóruns, sendo o primeiro, dia 27 de junho,  quando o projeto será encerrado em sua fase operacional. Vale ressaltar que o público-alvo do projeto é formado por empresários, executivos, gestores municipais e representantes de entidades da sociedade civil, com perfil de liderança e potencial para construir uma rede de parceiros da região.

Fonte: Portal Giro

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