Itaituba: Recuperação de trechos da rodovia Transamazônica é objeto de Recomendação conjunta do MPPA.
A trafegabilidade da Rodovia BR-320
(Transamazônica), no trecho urbano do município de Itaituba e distritos de
Miritituba e Campo Verde, é objeto da Recomendação conjunta dos Ministérios
Públicos Federal e Estadual à Superintendência Regional do Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Pará. A recomendação inclui
também o trecho que liga os municípios de Jacareacanga a Ituituba.
A rodovia apresenta perigos e ocorrências de
acidentes causados pela precariedade de condições e aumento do volume do
tráfego por conta da instalação dos portos de Miritituba. O documento é
assinado pela representante do MPF, procuradora da República Janaína Andrade, e
do MPPA, promotores de justiça Aline Janusa Teles Martins, Pedro Renan Cajado
Brasil, Gustavo de Queiroz Zenaide, Bruno Fernandes Silva Freitas, Lilian
Regina Furtado Braga e Livia Tripac Mileo Câmara.
A partir de representações de órgãos públicos
e organizações da sociedade civil de Itaituba o Ministério Público Federal
instaurou inquérito civil para apurar as denúncias acerca da precariedade das
condições de trafegabilidade do trecho urbano da rodovia Transamazônica, com
aumento de acidentes, inclusive com registro de óbitos e riscos aos usuários.
Aumento
do tráfego
O MP considera que a instalação dos
empreendimentos de Estações de Transbordo e Carga de Miritituba “provocaram
expressivo aumento de tráfego na rodovia, especialmente de caminhões com cargas
pesadas, a exemplo de transporte de grãos, e que esse fluxo adentra na área
urbana do distrito de Campo Verde”. Não houve, contudo, qualquer melhoria na
cobertura asfáltica e na infraestrutura da rodovia pelos órgãos responsáveis.
O Ministério Público recomenda que a
Superintendência Regional do Dnit adote, de imediato, medidas concretas para
superar os perigos de trafegabilidade da rodovia BR-320, principalmente com a
colocação de placas de sinalização nos trechos urbanos e entre Itaituba e Jacareacanga;
colocação de redutores de velocidade, faixas de pedestres e sinais de
advertência.
O trecho da rodovia entre Itaituba e
Jacareacanga foi objeto de diversos contratos entre o Dnit e a empresa
Construtora Centro Minas para serviços de manutenção nos anos de 2008 e 2009. O
relatório produzido pela prefeitura de Itaituba demonstra por meio de
fotografias que esses trechos “não receberam qualquer cobertura asfáltica”.
Para elaborar o relatório a equipe técnica da
Polícia Rodoviária Federal percorreu 410 Km entre Jacareacanga e Itaituba.
Foram registrados 983,7 metros de pontes no trecho, quatro pontos sujeitos à
inundação e atoleiros, nove pontos de alto risco com formação de crateras e
desmoronamentos e 16 curvas acentuadas com riscos de colisão, algumas com
precipício.
Obras não
executadas
Em 2015, o Dnit informou ao Ministério
Público que a parte urbana da rodovia em Itaituba estava sendo mantida por
serviços acordados com o 8º Batalhão de Engenharia de Construção do Exército
Brasileiro, entre os Km 1.132,20 e o Km 1139,30, incluindo recuperação das
áreas danificadas. “Ao que consta, esses serviços não foram efetivamente
executados”, diz a recomendação.
O MP recomenda que sejam retomadas em caráter
de urgência as obras de recuperação, no trecho que adentra a zona urbana de
Itaituba, bem como que o Dnit adote medidas para ordenar o intenso fluxo de
carretas, em Miritituba e Campo Verde. E ainda que elabore projeto executivo
para recuperação, reforço e reabilitação das pontes, com cronograma de obras,
pois são os locais com maior incidência de acidentes com vítimas fatais. Por
fim, que mantenha a fiscalização permanente nas áreas de maior fluxo viário em
trechos urbanos.
A recomendação adverte que o não cumprimento
implicará em ações judiciais. As providências devem ser adotadas de imediato.
Foram encaminhadas cópias à presidência do Dnit e sua representação no Pará,
para que informem interesse em firmar termo de ajuste de conduta, no prazo de
10 dias após o recebimento.
Lila Bemerguy, de Santarém
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