Pavimentação da BR-163 até Novo Progresso está adiantada.
Integrantes do Movimento Pró-Logística avaliam como positivo o andamento das obras neste trecho da rodovia federal
O Movimento Pró-Logística iniciou nesta
terça (27) o Estradeiro pela BR-163, rumo a Santarém (PA). O objetivo é
verificar o andamento das obras de pavimentação da rodovia federal, que é
o maior corredor de escoamento da safra mato-grossense com destino ao
Norte do país. Segundo o presidente da Aprosoja e do Movimento
Pró-Logística, Carlos Fávaro, as obras avançaram. “Boa parte do trecho
está asfaltada, mostrando que as empresas trabalharam nos últimos seis
meses”, afirmou. Este é o segundo Estradeiro realizado na BR-163 este
ano. O último foi realizado em maio.
No
primeiro dia, a comitiva percorreu 480 quilômetros até o município de
Novo Progresso, já no Pará. Cinco empresas são responsáveis pelo
asfaltamento da rodovia. No primeiro trecho, de 54 quilômetros, de
responsabilidade da empresa Constil, havia muitos buracos e, segundo
relatos dos membros da expedição, houve manutenção.
Na
divisa de Mato Grosso com o Pará, ainda há um trecho sem asfalto onde é
necessária a construção de uma ponte. No trecho de 102 quilômetros, de
responsabilidade do consórcio CAL (formado pelas empresas Cavalca,
Agrimat e Lotufo) as obras estão bastante adiantadas. São apenas 21
quilômetros sem pavimentação. “As obras andaram depressa neste trecho.
No último Estradeiro não havia nada asfaltado por aqui”, destacou o
coordenador executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira.
Dois
trechos, que somam 138 quilômetros, de responsabilidade das empresas JM
e Contern, estão com as obras finalizadas. As obras que estão com a
empresa 3 Irmãos são as mais atrasadas. Quase nada está pronto na
pavimentação dos 68 quilômetros licitados, cujas obras iniciaram em
2009.
A comitiva do Estradeiro BR-163 é formada por quase 50
integrantes de entidades ligadas ao agronegócio, produtores rurais e
empresas.
Fonte: ExpressoMT.
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