No auditório do IFPA, técnicos da Secretaria Municipal de Educação se reuniram na ultima quinta-feira (15) para fazer uma avaliação das ações que foram desenvolvidas pela secretaria em 2011, bem como planejando outras ações para este ano de 2012.
|
Diretor Administrativo da SEMED, Profº Emerson |
De acordo com o senso funcional da secretaria, são dois mil e cem funcionários distribuídos em 107 escolas no interior e 43 na sede do município, para atender um numero de alunado de 29.500 alunos. Para atender a demanda estudantil, a frota de veículos é de trinta carros e vinte voadeiras, usados para transportar os alunos por todo o interior do município Segundo o diretor administrativo Emerson Emílio em 2011 a estrutura física das escolas do município foram quase todas recuperadas, porém ressalta que ainda há muito a ser feito. Para Emerson o ano de 2011 foi de grande avanço, porém ainda falta a conclusão de algumas, mas estamos trabalhando para concluirmos todos esses trabalhos até o dia 30 de abril dentro da cidade. Como, por exemplo, temos a escola Maria de Oliveira Mendonça que é uma das estruturas mais comprometidas por ser muito antiga e que necessita urgentemente de uma reforma e revitalização. Outra escola que merece total atenção é Haroldo Veloso que também já foi licitada para reforma, além da revitalização do Castelo Branco que é uma escola localizada num perímetro central programada para receber uma clientela estudantil de oitocentos alunos, mas que não tem alcançado essa totalização, hoje apenas em torno de trezentos e vinte alunos estão matriculados.
Referente às estruturas educacionais no interior os avanços também não param, além das dez quadras que já estão licitadas, já está programados para esta semana lançar a ordem de serviços para a realização das dez quadras.
Também ressalta o diretor que a comunidade de Barreiras, está sendo construídas mais duas salas de aulas e quadra de esporte, bem como na comunidade de Pedra Branca. Hoje o governo está construindo mais duas grandes escolas localizadas uma em Campo Verde e a outra no Distrito de Moraes Almeida cada uma com quinze salas de aulas mais quadra de esporte. Portanto diz o diretor que o governo irá finalizar o restante das obras na sede do município, para dar uma maior atenção ao interior apesar de estar tudo dentro do previsto. Ressalta Emilio que a quantidade de escolas no interior é uma mega estrutura que todos os governos que passam tentam fazer um pouquinho, mais garante que este governo está fazendo muito mais, pois para o governo atual o que vale são as ações.
O encontro ainda enfatizou as avaliações das ações pedagógicas da secretaria e baseado nisso tentar melhorar o índice de desenvolvimento de educação no município para este ano de 2012. Para a diretora de ensino Marilene Melo ainda existe um grande caminho a ser percorrido entre a educação real e a educação que queremos.
|
Diretora de Ensino, Profª Marilene Melo |
Apesar de termos essa clareza, estamos trabalhando no sentido de equacionar algumas situações, alguns entraves e fazer com que a educação ela cumpra de fato o seu papel que é oferecer a toda a comunidade educativa, juntamente com todos os seguimentos, seja a família, a escola, enfim todos envolvidos para que realmente ela cumpra seu papel de ofertar a essa comunidade um ensino público de qualidade.
|
Comente aqui