Jacareacanga: A Resposta!
Aniversário de Jacareacanga.
Vou fazer lançar um desafio no dia do aniversário de Jacareacanga. Alguém pode responder.
O que a população de Jacareacanga tem a comemorar? – Anderson Pantoja
Sempre antenado nas novidades da net e principalmente na veiculação de noticias sobre a região e sempre visitando os Jornais Eletrônicos e entre esses quando me sobra tempo visito os Blogs, deparei-me com a diminuta matéria acima postada no Portal Buré que é assinado pelo confrade Anderson Pantoja, que talvez ainda esteja sendo conduzido por espirito revanchista, ou solidariedade e compadrio a quem detém esse estilo politico.
Mesmo não me sentindo desafiado, relatarei o tanto quanto o povo de Jacareacanga tem a comemorar neste dia 13 de Dezembro, principalmente porque o estilo e metodologia de administrar o município coloca a Administração Raulien Queiroz como um divisor de águas entre uma administração comprometida apenas na construção de curral eleitoral que afeta criminosamente a maioria da população, com uma séria voltada ao interesse coletivo; senão vejamos:
Me esforçarei ao máximo para não fazer citações nominais de ex-prefeitos muito embora para se projetar progressos futuros para o município torne-se necessário fazer buscas de nomes e ações do passado.
Quando Raulien assumiu o município, encontrou o prédio da prefeitura somente escombros, alguns mobiliários existentes todos quebrados foram deixados apenas porque não tinham serventia. Alguns dos muitos funcionários e fornecedores que cobravam no Prefeito Salários atrasados a quatro, cinco meses, fornecedores e prestadores de serviços reclamando pagamento por seus serviços saquearam a prefeitura antes de Raulien assumir, para diminuir ou compensar uma parte de perdas e prejuízos que sofreram. Mesas, computadores, impressoras aparelhos telefônicos e até aparelhos de ar condicionados foram levados da Prefeitura. Por incrível que possa parecer na representação da Prefeitura em Itaituba que continha mobília completa de uma residência classe média, tudo foi rapinado. Eram os funcionários e fornecedores lesados que disputavam no tapa, geladeiras, sofás, fogão, Tvs. Um desses equilibrando uma geladeira de 400 litros na cabeça ao esbarrar com outra pessoa que surrupiava um computador se encontrando na escada, colidiram e caíram amassando a geladeira e quebrando o equipamento de informática que naquele momento somavam juntos perto de 30 mil reais valor já que cobravam uma divida nesse patamar e sabiam que nada mais receberiam do ex-prefeito.
Logo após sua posse o prefeito acionou a policia pois já tinha recebido informação que nada encontraria na prefeitura e para completar a miséria, até o acervo documental fora destruído com o fito de apagar as pegadas da bandalheira instituída.
Passa-se a ser mais claro no desabafo para melhor absorção do assunto aos leitores do RP, e que são muitos.
ACERVO DOCUMENTAL E PATRIMONIAL – Totalmente extraviado, sequer havia controle patrimonial na prefeitura, nenhum veiculo ou equipamento tinha tombamento ou controle, o único veiculo em precário funcionamento não era patrimônio da Prefeitura entretanto foi comprado na Cimaq Veiculos com recursos do erário e para complicar ainda havia débitos de sua aquisição. Causa tristeza e pasmo se constatar o quanto os ex-prefeitos que por 12 anos dirigiram o Poder Executivo brincaram em administrar e dilapidar o erário publico. É fato que faziam o que queriam sem as cautelas da lei, prova disso é que são contestados nos tribunais de controle. Para ilustrar a brincadeira de ser prefeito, seria cômico se não fosse inusitado e trágico o ocorrido em uma relação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura em que o Prefeito recebeu por conta de um convenio supostamente, recursos para a aquisição de um Caminhão para transportar colonos e escoar suas produções, o veiculo foi comprado e entregue para o Sindicato pelo prefeito da época e serviu por algum período para os produtores; na saída do prefeito de seu mandato ele presenteou o motorista que era o presidente do sindicato com o caminhão como se fosse de sua propriedade, pagando por ter um elo sempre fiel em sua corrente de massa de manobra. Logo o motorista do caminhão deixou o município e levou consigo o transporte único dos colonos, presente do amigo prefeito. Hoje o caminhão que foi subtraído do sindicato após passar por vários proprietários, descaracterizou-se de sua pintura e modelo da época e sua carroceria de madeira que servia no município para o transporte dos produtores rurais foi substituída por uma basculante. Ao que se comenta o MP rastreia os responsáveis pela rapinagem e requer busca e apreensão do bem patrimonial do sindicato.
Um dos maiores problemas para Raulien Queiroz iniciar sua gestão deu-se em razão de não ter encontrado documento algum em arquivo, comprometendo imensuravelmente a lavratura de convênios já que não havia comprovação de prestação de contas. Pior ainda é que se avolumavam nas portas da Prefeitura além de inúmeros funcionários cobrando salarios atrasados, prestadores de serviços que falaremos mais a frente.
Com a inexistência de documentos não havia um norte a ser seguido a Prefeitura além dessa mazela estava com fornecimento de luz e telefone suspenso por falta de pagamentos e para completar o desastre sem local para se assentar a nova estrutura funcional municipal.
No decurso da atual administração a Policia Federal em mês passado oficiou documento requerendo da Prefeitura copias de todos processos licitatórios da gestão anterior já que provavelmente age para desvendar outros mistérios concernentes aos ilícitos praticados nos 12 anos fatídicos para o Jacareacanguense, e como nada havia de arquivos a informação para a PF foi um documento anexado com um B.O. lavrado no primeiro dia de posse de Raulien Queiroz mostrando a subtração do acervo documental e patrimonial, inclusive nos dias seguintes à posse equipamentos da Prefeitura foram confiscados em casas de determinadas pessoas e até cidades vizinhas como Itaituba e Apui.
FUNCIONALISMO – Era um crime o que acontecia com o funcionalismo municipal, já que só alguns eram privilegiados com os pagamentos de seus salários, a grande maioria, principalmente o de menor poder aquisitivo eram pagos não com o dinheiro e sim com requisições e que quando chegavam no comercio previamente definido pelo prefeito o valor das requisições passavam a valer 20% a menos, já que o comercio justificava que somente assim poderia fazer, vez que seria uma verdadeira luta receber o fornecimento junto a prefeitura. Tudo dominado! Instituiu esse prefeito da época nova modalidade monetária a tão odiosa requisição que fez muitas pessoas padecerem.
INSS – Alem da maldita herança recebida, os servidores que contribuíram por 12 anos para o Instituto de Previdência, não constava junto a seguridade sua contribuição já que essa era descontada de seus salários entretanto a Prefeitura não pagava ao INSS. Trocando em miúdos, o dinheiro que era do servidor que a prefeitura descontava de seus salários para repassar ao INSS, o prefeito não determinava seu repasse, prejudicando unicamente o contribuinte. Para o município se tornar adimplente e celebrar convênios obrigou-se o prefeito Raulien a assumir o debito e parcelar seus pagamentos. Presentemente o recolhimento de inss obedece criterios legais.
FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇOS – Até hoje quando determinado ex-prefeito se encoraja em visitar o município transitando pelas ruas da cidade dezenas de pessoas se aproximam para cobrar e alguns ainda ouvem como resposta e são recomendados a terem mais paciência, já que irá participar da corrida a Prefeitura, irá ganhar e tão logo assuma honrará com os pagamentos. Vejam bem a sanha selvagem em roubar o erário publico não tem limites. Esse politico deve para fornecedores e funcionários mais de um milhão de reais...
OBRAS E EQUIPAMENTOS – Todas as obras edificadas nos governos anteriores tiveram que ser reconstruídas, revitalizadas sofrendo modificações estruturais já que pelos materiais empregados não tinham fundamento e recomendação do CREA e na maioria das vezes construídas de formas improvisadas. Entre essas obras cita-se colegios e hospital municipal que hoje encontra-se com sua estrutura modernizada, e climatizada.
Sobre a estrutura em transporte terrestre e fluvial, hoje a população constata esse sistema bem estruturado em todos os setores sendo servido, também bem estruturado encontra-se o sistema funcional com todos equipamentos tendo controle patrimonial ou seja, quem se apossar de um bem ou propiciar descaminho será responsabilizado civil e criminalmente pelo feito.
O povo de Jacareacanga caro amigo Anderson tem sim não somente neste dia e sim todo o momento muito a comemorar eles não comemoram em somente os funcionários e familiares contarem com seus pagamentos em dia e em sua totalidade, como não há como depositar requisições no Bradesco para pagar funcionários o pagamento é depositado em espécie, como mnda os bons costumes, valorizando o funcionário que por sua movimentação bancaria pode ter créditos junto ao estabelecimento bancário para planejar melhor seu orçamento domestico. O servidor também comemora que no ano recebe 13 salarios em sua conta e que pode fazer o que quiser, não enfrenta mais fila como era costume para receber seus proventos, não vive na casa do prefeito se vendendo por migalhas como era vivido isso nos governos anteriores, onde a casa do Prefeito era mais que um armazém ou almoxarifado onde ia buscar o salario e como não tinha o que receber voltava com cestas básicas que alimentavam o curral eleitoral e entre esses os índios principais vitimas desse sistema odioso de assedio politico e moral.
Fora tudo isso meu querido confrade e amigo veja esse reconhecimento de um leitor do RP
parabéns ao Governo "No caminho certo" que tem o Pefeito Raulien à frente, por mais esta bela ação.
A cidade de Jacareacanga está um verdadeiro canteiro de obras. Nem juntando os 12 anos dos governos anteriores fizeram tanto pela nossa cidade.
Só pra enumerar algumas obras já concluídas ou em andamento:
-07 escolas municipais novas sendo construídas no interior-02 escolas municipais na cidade passando por reforma e ampliação
-01 quadra poliesportiva coberta em construção
-Rede de água para atender 1440 residências em fase de perfuração dos poços.
- Rede de esgoto com tratamento para Bairro Bela vista, Bananal e Centro em
execução.
-Drenagem pluvial para o Bairro São Pedro e Centro em execução.
-14km de calçadas e meio fio nos Bairros São Pedro e Centro em execução.
-180 casas no Bairro São Francisco em execução
-70km de estradas vicinais(São José e Porto Rico, Mamãe-Anã, Jaburu e São Pedro)
-137 melhorias sanitárias domiciliares em conclusão.
- Viveiro para 120 mil mudas anuais em conclusão
- Reforma com climatização do Hospital Municipal em andamento.
- Delegacia de Polícia de Porto Rico.
- Barracão de apoio aos Indígenas no Ramal concluído.
- Reforma da Prefeitura Municipal concluída.
- Arborização urbana em andamento.
E ainda vem em breve:
- Novo Centro Cirúrgico equipado para o Hospital Municipal- Ginásio Poliesportivo
- Delegacia da Polícia Civil
- Escola de educação infantil para o Bairro São Francisco
- Unidade Básica de Saúde para o Bairro São Francisco
- Feira do produtor
- Centro de Referência Social
- 02 Academias da Saúde sendo uma no centro e uma no Bairro São Francisco.
- 500 melhorias sanitárias domiciliares.
Então meu caro temos muito... mas muito mesmo a comemorar neste dia em que o municipio completa suas 20 risonhas primaveras nicípio completa, nestes três anos em que o ÍNDIO (Como chama pejorativamente um ex-prefeito) administra o município ocorreu vertiginoso crescimento da moralidade com o erário publico, a valorização do funcionalismo municipal e a estruturação e urbanização deste aglomerado humano que hoje é tratado com dignidade.
Creio que o leitor do RP que relacionou as edificações e obras acima esqueceu-se de citar, o que de mais interessante me parece que aconteceu nesta cidade: Dezenas e dezenas de construção de imóveis de iniciativa privada estão sendo edificadas na sede deste município prova inconteste que mesmo com a brusca e lastimável queda do FPM produzida pelo censo 2010, recursos de repasses constitucionais circulam e ficam no município e quem produz isso é a prefeitura única que produz renda e emprego no alto Tapajós.
Anderson, quando vir a Jacareacanga, comemore conosco todos os dias a certeza de que Jacareacanga mudou e pra melhor, você é bom moço, parece-me inteligente e se você deixar um pouco de lado o espirito revanchista que falsos amigos exercem sobre você, verá que Jacareacanga já foi o império que massacrava um povo. Uma outra parte de você vive aqui e contribui muito com esse progresso, vamos juntos gritar viva o Vascão... Viva Jacareacanga!!!! Você também tem muito a comemorar.
Na verdade amigo, sou muito econômico para estar em meu blog defendendo a Administração Raulien Queiroz as evidencias falam por si além de não ser membro da Assessoria de Comunicação da PMJ bem como não estar autorizado para tal. Falo por mim e se comentei sua postagem é para mostrar que temos muito a comemorar todos os dias. Comentários depreciativos contra o prefeito surgem porque em momento algum o prefeito promove assedio financeiro, comprando preferencias, lideres, vereadores como isso era uma constate até pouco tempo. Quem fez isso e usava o dinheiro publico para fazer essas farras comprando preferencias, mutismo, e conivência estão estrepados junto aos tribunais de contas
Li com muita atenção seu comentário confrade Walter Tertulino, e vou postar aqui o que o povo de Jacareacanga, está careca de saber, você sabe do que estou falando. Agora você relatou um montão de baboseiras que o povo de Jacareacanga, sabe que não é verdade, isso porque os que moram e andam nas ruas da cidade vê com seus próprios olhos "obras” que você diz em seu blog.
Agora sobre o espírito revanchismo que falsos amigos exerceriam sobre a minha pessoa, como você diz Walter, quando sou amigo, sou amigo mesmo, independente de sigla partidária ou outra coisa. Walter, sou grato as pessoas, principalmente aquelas que fizeram ou fazem algo de importante a minha pessoa. Walter, você um homem inteligente e parece que nem sabe o significado da palavra gratidão.
Agradecer os favores realizados pelos amigos ou pelos ex, não é virtude de muitos, apenas poucos homens de caráter e personalidades tem.
Jacareacanga comemorou mesmo o que?
Anderson Tadeu Pantoja
Comente aqui