DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A AIDS 2011.


O que é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids?
Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

Por que o laço vermelho como símbolo?
O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.
O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão, afirma Frank Moore, do grupo Visual Aids, e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na Guerra do Golfo.
Hoje em dia, o espírito da solidariedade está se espalhando e vem criando mais significados para o uso do laço.

O Hospital Porto Dias também se une nesta solidariedade. Como parte desta dia, convidamos TODOS para atividade envolvendo profissionais, pessoas que vivem em maior vulnerabilidade bem como pessoas vivendo com HIV/AIDS.

CONVERSA AFIADA: 30 ANOS DA EPIDEMIA HIV/AIDS

A VISÃO DO PROFISSIONAL: Lourival Marsola (médico infectologista)
A VISÃO DOS GRUPOS EM SITUAÇÃO DE MAIOR VULNERABILIDADE: Lourdes Barreto (Presidente do GEMPAC - Grupo de Prostitutas do Pará)
A VISÃO DOS PACIENTES: Clédson Fonseca (Presidente do Fórum de ONG/AIDS do Pará; Rede de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS)
Dia: 1° de Dezembro de 2011
Local:Hospital Porto Dias. Auditório do Bloco A, 7° Andar.
Horário: 16-18 horas
Haverá Lanche e distribuição de preservativos.


--
LOURIVAL RODRIGUES MARSOLA
MÉDICO INFECTOLOGISTA
CRM/PA: 4866
DIRETOR TÉCNICO
HOSPITAL PORTO DIAS

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.