Santarém: A tecnologia impulsiona novos formatos à educação

Por: Daniel Nunes

Com o avanço de novas tecnologias e a rapidez com que os meios de comunicação, produzem informação, fez gerar oportunidades antes, nunca imaginadas, como as de negócios, serviços, experiências, saúde, alimentos e sem dúvidas um novo modelo educacional. A demanda gerada pela chamada "sociedade da informação" fez da educação um passaporte para uma oportunidade pessoal e principalmente profissional.


Mas afinal o que é EAD?

A educação à distância (EAD) consiste em educação não presencial, realizada por meio de mídia impressa ou eletrônica, onde professor e aluno são interligados por um processo de dupla via de comunicação, sem barreiras como localidade ou horários pré-determinados. É uma modalidade de educação em que as atividades de ensino-aprendizagem são desenvolvidas na maioria das vezes (e em bom número de casos, exclusivamente) sem que alunos e professores estejam presentes no mesmo lugar, à mesma hora.

A cronologia da EAD no Brasil

A "educação a distância" no Brasil tem início do século passado, quando era feita por correspondência. Na década de 30, surgiram duas grandes instituições no Brasil que disseminaram de forma massiva, a metodologia à distância que foram o Instituto Monitor e o Instituto Universal Brasileiro. Na década de 40, outro importante meio de comunicação de massa passou a ser utilizado na EAD, o rádio. SENAC3 e SESC4 foram às primeiras instituições a gravar aulas em vinil. Em 1976 surge o Sistema Nacional de Teleducação que associou o ensino por correspondência ao rádio e à TV. Depois surgiram os telecursos e a utilização de satélites para difusão da informação educacional, E finalmente em 1995, vê-se ações educacionais à distância utilizando a internet como meio de disseminação do conhecimento, inclusive no Ensino Superior

Esse novo formato educacional trouxe características como a flexibilidade de acesso, aprendizado contínuo e em um ritmo estipulado pelos estudantes que passam de meros espectadores a "construtores do conhecimento".

O novo ambiente educacional proveu mudança no perfil do estudante e também dos educadores. O educador, hoje, ganha o perfil de "instrutor" e deve ser capaz de ser um indivíduo participativo que desperte a curiosidade dos "construtores de conhecimento" (alunos) e proporcione um ambiente interativo e livre para a troca de informações e experiências. Sabemos que toda mudança exige um período de adaptação e sofre resistência a adesão. Com a "educação à distância", os paradigmas foram quebrados tão rápido quanto seu desenvolvimento, pois logo as empresas e a sociedade perceberam a potencialidade da ferramenta que surgira.

Corporações passam a observar as inúmeras vantagens da EAD e estas por sua vez começam a investir e a desenvolver novos instrumentos de softwares e até mesmo hardware. Acredito que os objetivos finais sejam para prover benefícios de maneira sustentável para que hajam ganhos não só para a organização (e não mais instituições) e seus funcionários, mas também, e principalmente, para clientes e usuários(os alunos).

A educação trás desenvolvimento humano, saúde e vários outros para um país e com a tecnologia uma nova forma de Educação permite às pessoas uma velocidade maior na aquisição de conhecimento, e como consequencia, mudança de aprendizado, hoje você não só escuta a história como realiza uma uma.

*- É santareno, blogueiro (www.informatizado.com.br), instrutor de informática, aluno de sistema de informação UNIP/Santarém. Escreve todas as quartas-feiras neste blog.

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