Jacareacanga: Prefeitura terá que retirar pintura e símbolo de prédios e bens públicos

Extraído de: Ministério Público do Estado do Pará

Por: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura Municipal de Jacareacanga deverá eliminar todas as barras e listras vermelhas existentes nas fachadas de seus prédios, das secretarias municipais, do Centro de Referência de Assistência Social e da Escola Infantil do município no prazo de até noventa dias, é o que prevê o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público do Estado, por meio do Promotor de Justiça Maurim Lameira Vergolino. No TAC também está previsto que a prefeitura não poderá pintar mais nenhum prédio nos padrões descritos no documento.


A medida tomada pela promotoria tem como base o princípio da impessoalidade na administração pública, que consta na Constituição Federal de 1988. Segundo a constituição, a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

A promotoria já tinha observado que desde o início da administração do atual prefeito, os prédios públicos eram pintados na cor branca com barras vermelhas, semelhante à pintura do diretório do Partido dos Trabalhadores no município, ou seja, as mesmas cores utilizadas em sua campanha eleitoral. Além disso, foi adotado símbolo no qual se verifica o slogan Agora é a vez do povo, idêntico ao nome da coligação integrada pelos partidos PC do B e PT, pela qual o prefeito foi eleito. Como esse símbolo tem sido utilizado em bens públicos, como veículos, equipamentos e instalações, e na publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas da prefeitura, o TAC também prevê a sua retirada em até noventa dias.

O não cumprimento dos prazos e obrigações constantes do TAC implicará na imposição de multa diária ao Prefeito Municipal Raulien Queiroz de Oliveira, no valor de quinhentos reais por cada obrigação descumprida.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.