Governo reafirma compromisso com a cooperação internacional

governadora Ana Júlia Carepa reafirmou o compromisso de ampliar a cooperação internacional entre os países amazônicos, durante o ato de encerramento da I Assembléia do Fórum de Autoridades Locais da Amazônia (Fala), neste sábado, 31, no Hangar - Centro de Convenções, em Belém (PA).
“Também estou certa de que a integração amazônica é um caminho promissor para a cooperação que queremos estabelecer com nossos irmãos da África e também prezo por uma cooperação Norte/Sul fraterna e respeitosa”, enfatizou Ana Júlia Carepa.
Na opinião da governadora do Pará, “a cooperação é fundamental para gerar oportunidades aos Estados”, ao mesmo tempo que esse tipo de trabalho “exige parceria com os movimentos sociais”. Ana Júlia Carepa agradeceu a presença dos mais de 300 prefeitos e governadores que vieram a Belém participar do Fala.
Ela disse que o governo trabalhou muito para a realização de uma série de eventos que ocorreram em Belém durante a semana, no âmbito do Fórum Social Mundial, e destacou o apoio incondicional do governo Lula. A realização do Fala, por exemplo, teve o apoio de dezenas de parceiros, citados pela governadora.
Entre os parceiros no Brasil, Ana Júlia Carepa agradeceu especialmente ao Banco da Amazônia, à Eletronorte e ao Ministério do Turismo. A partir do encontro de Belém, o Pará vai sediar a coordenação do Fala e sua secretaria técnica e executiva. “Agradeço especialmente à Rede FAL que agora tem um filho novo, o Fala, que pode contar com o meu apoio”, disse a governadora.
Reconhecimento - No ato de enceramento, a representante da província de Milão (Itália), Irma Dioli, entregou uma comenda à governadora Ana Júlia Carepa pelo empenho dela no apoio e promoção do Fórum de Autoridades Locais (FAL). Em 2008, Irma esteve em Belém, onde assinou um protocolo de cooperação com o governo do Estado.
A província de Milão é a maior da Itália, com 189 municípios e quatro milhões de habitantes. Só a capital milanesa tem cerca de um milhão e meio de pessoas. O protocolo firmado com o Pará garante a cooperação na área do meio ambiente e intercâmbios culturais.
Ao final da cerimônia de encerramento do Fal-Fala, a prefeita de Andulo (Angola), Maria Lúcia Ganja, entregou presentes à governadora Ana Júlia Carepa, como gesto de agradecimento pelo trabalho do governo feito em favor da promoção da cooperação internacional.
Declaração – Coube a Nazaré Imbiriba, diretora técnica do Fala e chefe da Coordenação Internacional de Desenvolvimento Sustentável (Cids), do governo do Pará, ler a Declaração da Amazônia, com as conclusões das discussões ocorridas durante o Fala.
O documento considera o Fala como um importante espaço de debate e de construção de diretrizes para o enfretamento da crise internacional; reitera o papel do Fala como mecanismo de diálogo político e plataforma de cooperação das autoridades locais; declara o compromisso de atuar em favor da construção de políticas públicas; e condena as políticas neoliberais.

Por Evandro Santos / Secom

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.