Defesa Civil orienta sobre assistência a vítimas de enchentes



Representantes dos municípios de Santarém, Alenquer, Curuá, Juruti, Monte Alegre, Prainha, Óbidos e Faro estiveram reunidos na manhã de hoje para discutir sobre os procedimentos a serem adotados junto à Defesa Civil do Estado, em casos de situação de emergência e/ou calamidade pública nesse período de chuvas na região.


A reunião foi conduzida pelo Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Pará, Cel. Paulo Gerson, que deu explicações detalhadas sobre a atuação da defesa civil e convênios celebrados entre Estado e Municípios visando o apoio a famílias atingidas com as enchentes.


Paulo Gerson falou sobre a importância da aplicação correta pelas prefeituras, dos recursos repassados pela defesa civil, sob pena de responsabilidades administrativas e penas. “Existem prefeituras que até hoje não prestaram contas do dinheiro que receberam no ano passado e isso vai implicar na não renovação de novos convênios. Caberá ao Ministério Público apurar os fatos”, declarou.


Em relação à Prefeitura de Santarém, o Comandante relatou que todos os recursos repassados ao município através dos decretos de emergência no período de seca e cheia dos rios, foram aplicados com o mais extremo rigor e responsabilidade. “Essa atitude dos gestores públicos de Santarém avaliza, de nossa parte, a renovação de novos convênios que serão firmados ainda este ano. Consideramos Santarém como referência nessa área”, concluiu.


O Prefeito Interino, José Maria Tapajós, colocou a Defesa Civil Municipal à disposição dos demais municípios. “A Prefeitura já tem experiência na elaboração de projetos e de como proceder em caso de necessidade. Podemos ajudá-los a esclarecer dúvidas”, falou. A reunião foi realizada no Centro de Integração Regional (CIR).


Fonte e foto: ASCOM/PMS

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.